Obra de Guto Lacaz ganha novo formato no livro Coincidências Industriais

Data: 08/02/2022 - 12:41  Para: Jornal Dia Dia - Portal de Notícias
Por: Betini Comunicação    Bloquear Agência/Empresa
Remetente: Contato atendimento@betinicomunicacao.com.br Telefone: (11) 9960-4825
Minhas Editorias: Cidades Alterar Minhas Editorias
Editorias deste Release: Cultura

A Betini Comunicação foi notificada que este conteúdo não possui relação com nenhuma das editorias informadas.
Ao denunciar 2 vezes no mês a Betini Comunicação será bloqueada para você não receber mais conteúdos.

Você fez 2 denúncias neste mês, portanto, a Betini Comunicação foi bloqueada definitivamente.
Você bloqueou a agência Betini Comunicação para não receber mais conteúdos. Você bloqueou o cliente lovely da agência Betini Comunicação para não receber mais conteúdos.

Olá , tudo bem?

A obra de arte Coincidências Industriais de Guto Lacaz foi interpretada em formato de livro, com um registro lúdico de um dos mais conhecidos trabalhos do artista.
É possível uma nota, por favor?

Mais informações: Betini Comunicação
Bartira Betini - bartira.betini@gmail.com
(11) 99604-8255

Obra de Guto Lacaz ganha novo formato no livro Coincidências Industriais

Edição reúne peças da instalação artística em tamanho real, com folhas de acetato para permitir que o leitor encaixe de forma lúdica os objetos

Objetos que não têm relação direta, mas se encaixam perfeitamente. A obra Coincidências Industriais, do artista multimídia Guto Lacaz, foi transportada para as páginas de um livro a ser explorado de forma intimista e pessoal. Editado pela Lovely House, Coincidências Industriais, o livro será lançado no dia 21 de fevereiro, a partir das 18h, na Collectania.

Os editores Luciana Molisani e José Fujocka, da Lovely House, decidiram interpretar a obra de Lacaz em formato de livro de artista e criaram um registro lúdico de um dos mais conhecidos trabalhos do artista. Em formato de pequeno caderno, a edição reúne as peças da instalação artística em tamanho real, com folhas de acetato para permitir que o leitor encaixe os objetos recriando o projeto do artista.

“A obra gráfica traz cinco relações precisas entre dois objetos, gerando um terceiro, rico em plasticidade e materialidade. No decorrer das páginas, o livro desvenda e convida o leitor a reviver as relações encontradas pelo artista e seus pares”, explica Luciana Molisani. A primeira edição da obra artística literária tem tiragem de 300 exemplares numerados.

O projeto Coincidências Industriais têm sua origem ainda nos anos 1970, a partir da curiosidade de Lacaz sobre as coisas, que o levou a conhecê-las de forma íntima e a lançar um novo olhar sobre elas, oferecendo-lhes novas funções e criando novos objetos. “Isso é marca inconfundível de Guto Lacaz”, afirma José Fujocka

A obra de arte Coincidências Industriais integrou a mostra Allegro, 2019/20, apresentada na Chácara Lane - Museu da Cidade PMSP, que marcou os quase 40 anos da produção do artista.

 

Lançamento do livro Coincidências Industriais

Guto Lacaz

21 de fevereiro de 2022

Das 18h às 21h

Na Collectania - Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.480

 

Serviço

Editora - Lovely House

ISBN 978-85-85039-03-5

Valor regular - R$ 150,00

Valor no lançamento - R$ 120,00

2021 - 1ª Edição

40 páginas

Obras, texto e capa - Guto Lacaz

Editores - Luciana Molisani e José Fujocka

Desenho gráfico - Luciana Molisani

Fotografia - Edson Kumasaka e José Fujocka

Tradução - Fernando Janson

 

Sobre o autor

Guto Lacaz (1948), artista multimídia, nasceu e trabalha em São Paulo. É arquiteto pela FAU SJC 1974. Em 1978 ganhou o prêmio Objeto Inusitado -Arte Aplicada/Paço das Artes e iniciou sua carreira como artista plástico. Sua primeira individual, Ideias Modernas, aconteceu em 1982, na Galeria São Paulo. Em 1983 ocorreu a Eletro Performance, na Funarte SP e, na 18ª Bienal, a Eletro Esfero, na exposição A Trama do Gosto.

No final da década de 80, realizou a composição flutuante Auditório para questões delicadas, no lago do Ibirapuera, e Cosmos - um passeio no infinito, no MASP. Nos anos seguintes, realizou Periscópio, no Arte Cidade II, ganhou a Bolsa Guggenheim e, em 1999, realizou o espetáculo Máquinas III, no Teatro Cultura Artística. Editou em 2003 a série de serigrafias Pequenas Grandes Ações. Em 2007 realizou a exposição Gráfica, no CCSP, e ganhou o prêmio APCA Obra Gráfica. Posteriormente, criou a escultura hidrocinética Ondas D'Água para o lago do SESC Belenzinho, participou do Aberto Brasília com seu Objeto flutuante não identificado - OFNI Paranoá. Em 2012, inaugurou o conjunto eólico Claudio, Leonardo e Orlando Villas Boas, no Parque Estoril SBC, e realizou a exposição Eletro Livros, no Maria Antonia. Em 2018 participou da Exposição de Maio, sob o tema A Quarta Revolução Industrial, com 15 painéis ilustrados na Avenida Paulista, realizou YOYO - tudo que vai volta, no SESC Belenzinho, e art lab na Galeria Marcelo Guarnieri. Coincidências Industriais integra a grande exposição Allegro, 2019/20, na Chácara Lane - Museu da Cidade PMSP, que marcou os quase 40 anos da produção do artista.

Outras publicações - Desculpe a Letra (Ateliê Editorial), Gráfica (Arte Moderna), omemhobjeto (Decor Books), 80 Desenhos (Dash Editora). Edições do autor: Arte é energia, IOK, Contas Anacíclicas, inveja, FUTURO, ouvi e ri, O roubo do Monumento às Bandeiras.

 

Sobre a editora

Lovely House é a editora e casa de livros brasileira sediada em São Paulo. Desde 2018, dedica-se à pesquisa, publicação e divulgação de livros de arte, com ênfase na fotografia e em livros de artista, nacionais e estrangeiros. No espaço, físico ou digital, ainda acontecem lançamentos e encontros com convidados especiais. É idealizadora e organizadora da IMAGINÁRIA_Festa do Fotolivro, o primeiro festival brasileiro totalmente dedicado aos livros de fotografia.  

 

Sobre Luciana Molisani @lumolisani

Paulistana, nascida em 1970, é graduada em Artes Visuais pela FAAP-SP. Entre 1991 e 2003 participou de diversos salões e mostras de arte, a partir de iniciativas institucionais ou de grupos artísticos independentes, dentre eles, o Salão MAM da Bahia, o Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte e o Salão Nacional de Arte de Goiás. Em 1997, tornou-se sócia e diretora criativa na agência Irmãs de Criação Comunicação e Design e, desde 2003, participa de organização, edição e direção de arte de várias publicações do mercado editorial. Conquistou, ao lado de sua equipe, alguns prêmios do setor editorial e do setor de embalagens. Em 2011 e 2014, ganhou Prêmio Jabuti pelos livros Miro, artesão da luz (fotografia) e Maquiagem – Marcos Costa (capa), respectivamente. Tem ainda em seu currículo, os prêmios Fernando Pini (2006 e 2013) e Theobaldo de Nigris (2006) de excelência gráfica em publicações. Em 2018 idealizou e inaugurou em parceria com José Fujocka a Lovely House, editora e casa de livros especializada em publicação e comercialização de livros de arte, em que participa como editora e curadora de livros.

 

Sobre José Fujocka @fujocka

Nascido em Uberaba (MG) no ano de 1969, mudou-se para São Paulo em 1988 para cursar Bacharelado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes. Mas foi à fotografia que desde o início dos anos 1990 se dedicou, trabalhando como fotojornalista no extinto veículo Notícias Populares (1991-1992). A partir de 1993 dedicou-se ao trabalho fotográfico autoral, organizando e participando de projetos artísticos como o Arte Cidade. Ganhou diversas bolsas de estudos e prêmios de artes visuais, entre eles a Bolsa Vitae de Artes e Marc Ferrez. Em 1995 foi convidado pelo Instituto de Artes de Banff, no Canadá, para desenvolver um projeto de arte pública. Em 2002, tornou-se sócio da empresa Fujocka Creative Images, um dos principais estúdios de pós-produção fotográfica do Brasil. Em 2010 ganhou junto com a equipe da Revista Trip o prêmio Esso de jornalismo na categoria Melhor Direção de Arte, com o editorial Morte. Ainda nesse ano, editou o livro Miro – Artesão da Luz, que em 2011 ganhou o prêmio Jabuti na categoria Melhor Livro de Fotografia. Em 2018 idealizou e inaugurou em parceria com Luciana Molisani a Lovely House, editora e casa de livros especializada em publicação e comercialização de livros de arte, em que participa como curador de livros e de eventos culturais.

 

Responder para: Contato atendimento@betinicomunicacao.com.br

Enviando, aguarde

Sua resposta foi enviada com sucesso!

Erro ao enviar resposta, tente novamente

Enviado Por: Betini Comunicação    Bloquear Agência/Empresa
Minhas Editorias: Cidades Alterar Minhas Editorias

A Betini Comunicação foi notificada que este conteúdo não possui relação com nenhuma das editorias informadas.
Ao denunciar 2 vezes no mês a Betini Comunicação será bloqueada para você não receber mais conteúdos.

Você fez 2 denúncias neste mês, portanto, a Betini Comunicação foi bloqueada definitivamente.
Você bloqueou a agência Betini Comunicação para não receber mais conteúdos. Você bloqueou o cliente lovely da agência Betini Comunicação para não receber mais conteúdos.

Bloqueio realizado com sucesso.