Microsoft | Plataformas de baixo código promovem a capacitação de jovens para o mercado de trabalho

Data: 10/02/2022 - 14:58  Para: Jornal Dia Dia - Portal de Notícias
Por: Edelman    Bloquear Agência/Empresa
Remetente: Bruna Oliveira brazilit@edelman.com Telefone: (11) 3066-7777
Minhas Editorias: Notícias das Cidades Alterar Minhas Editorias
Editorias deste Release: Educação

A Edelman foi notificada que este conteúdo não possui relação com nenhuma das editorias informadas.
Ao denunciar 2 vezes no mês a Edelman será bloqueada para você não receber mais conteúdos.

Você fez 2 denúncias neste mês, portanto, a Edelman foi bloqueada definitivamente.
Você bloqueou a agência Edelman para não receber mais conteúdos. Você bloqueou o cliente Microsoft da agência Edelman para não receber mais conteúdos.

Oi, tudo bem?

Gostaria de compartilhar uma pauta que estamos trabalhando aqui. Temos as histórias de dois jovens que tiraram certificação em uma solução de desenvolvimento e criaram aplicativos que são voltados para o benefício social. Geovanna Aguiar, 17 anos, ajudou na criação de um aplicativo para levar atendimento psicológico para pessoas de baixa renda (Aus Ouvidos, app apresentado na ONU) e o Moisés Sousa, 16 anos, auxiliou o desenvolvimento de um app de gerenciamento para igrejas e congregações da sua cidade.

Ambos estão disponíveis para entrevistas e são exemplos de como a tecnologia vem capacitando e integrando novas pessoas no mercado de tecnologia, setor atualmente tão demandado.

Compartilho abaixo o press release com todos os detalhes. Bem como um vídeo deles comentando o uso da tecnologia.

Ficamos à disposição.

Abraços e obrigada.
Bruna Oliveira.

Cidadãos desenvolvedores: plataformas de baixo código promovem a capacitação de jovens para o mercado de trabalho

Certificação em Power Platform, promovida pela plataforma Microsoft Learn, permitiu que adolescentes criassem aplicativos voltados para causas sociais e iniciassem suas carreiras

A tecnologia e a educação nunca precisaram estar mais interligadas como nos últimos tempos. Com a inovação crescente em todos os setores da vida cotidiana, a demanda por profissionais de TI se torna um desafio em todos os países. No Brasil, estima-se que o mercado demande cerca de 159 mil profissionais ao ano, de acordo com dados de 2021 da Brasscom. No entanto, a capacidade de formação local é de apenas 53 mil anualmente.

O investimento em capacitação é um dos pilares do Microsoft Mais Brasil, plano de compromisso da companhia com o desenvolvimento econômico e sustentável do País. Com isso, a companhia possui parcerias com empresas e ONGs para atuar na profissionalização de jovens visando incentivar o início de suas carreiras em tecnologia.

Um exemplo destas parcerias é a que a empresa tem com o Heber Lopes, diretor da empresa ProNext que atua ativamente na capacitação de jovens profissionais. A companhia que faz parte do ecossistema de parceiros da Microsoft conta com 240 profissionais que visam a implementar soluções para a redução da desigualdade social, além de promover formações a partir de bolsas de estudo com base na oportunidade da realização de trabalho como jovem aprendiz.

Além disso, o executivo também é presidente da organização sem fins lucrativos MTAC Brasil. A ONG realiza trabalhos de educação para populações com poucas oportunidades de acesso à capacitação especializada para o mercado de trabalho. Também como Most Valuable Professional (MVP) da Microsoft há cerca de 10 anos – um programa global de reconhecimento a profissionais do mercado de tecnologia - e instrutor oficial do LinkedIn, Heber é um exemplo para que outras pessoas possam iniciar suas carreiras no mercado de tecnologia.

“A tecnologia transformou a minha vida em todos os sentidos. Depois de um tempo atuando na Microsoft, compreendi que a minha missão era a de promover as mesmas oportunidades que eu tive, por meio da minha atuação neste setor, para outros jovens que muitas vezes nem pensam em TI como uma possibilidade. A partir do nosso trabalho, queremos mostrar que é possível e tirar o paradigma de que programar é uma tarefa difícil”, comenta Heber Lopes.

Geovanna Aguiar (17) e Moisés Sousa (16) são dois exemplos deste engajamento. Moradora da cidade de Boituva no interior de São Paulo, Geovanna conheceu a informática a partir de um curso técnico. Depois, teve a oportunidade de ser aprovada em uma certificação em Power Platform, plataforma de negócios que permite a criação de aplicativos de baixo código (low code) ou nenhum código (no code), o que a possibilitou atuar no desenvolvimento do app Aus Ouvidos de forma voluntária. “O aplicativo disponibiliza atendimento especializado de psicólogos e psicanalistas para pessoas que não têm condições financeiras para arcar com essas despesas. Fico muito feliz de fazer parte deste projeto que une inovação e um trabalho de promoção da saúde mental e bem-estar para as pessoas”, comenta.

Apresentado na ONU, o projeto Aus Ouvidos foi criado com o Power Apps e já teve mais de mil consultas com psicólogos. O app está disponível em Moçambique, na Itália e nos Estados Unidos, mas a maioria dos atendimentos são provenientes do Brasil, com maior fluxo na Amazônia e nas comunidades da cidade do Rio de Janeiro.

Já Moisés, morador da cidade de Jacareí (SP), chegou até a ProNext depois de ganhar uma bolsa de estudos para o ensino técnico. “Inicialmente pensei que seria uma ótima oportunidade para o meu currículo, mas atuar com a empresa me permitiu ir além, tirar a certificação e trabalhar no desenvolvimento de um aplicativo de gerenciamento para igrejas e congregações da minha região”, diz Moisés.

Instituições de terceiro setor costumam ter o desafio de organizar mão de obra voluntária que muitas vezes pode ser volátil. No caso das casas religiosas, que serão beneficiadas pelo app em desenvolvimento com o auxílio do Moisés, elas poderão centralizar em um só local as suas necessidades para que todas as pessoas que nela atuam possam estar cientes das demandas como manutenção e sugestões de acessibilidade, e tomarem iniciativas solucioná-las.

Como parte do processo de programação dos aplicativos, ambos os estudantes participaram da concepção da ideia, prototipação e produção. E, por se tratar de uma plataforma que conta pouco ou nenhum código, facilitou a finalização dos projetos e fez com que os alunos vislumbrassem um futuro na carreira tecnológica muito mais próximo do que imaginavam. “Vi que não eram necessários conhecimentos avançados em programação para a construção de um aplicativo, isso ampliou a minha visão com relação à tecnologia e o seu potencial de impacto a partir da facilidade de criar inúmeras coisas”, comenta Geovanna.

Segundo Marcondes Farias, diretor de produto de Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft Brasil, a plataforma é uma forma de democratizar o acesso e incentivar que mais pessoas sejam “cidadãos desenvolvedores”. “A tecnologia reinventa a si mesma tornando-se mais simples e acessível para que possamos promover a inclusão de todas as pessoas no mercado de trabalho, sanar o gap de profissionais do setor e continuar seguindo nos trilhos da inovação para um futuro mais inteligente, igualitário e sustentável”, diz o executivo.

Confira o vídeo dos estudantes comentando a sua atuação com Power Platform.

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.

Responder para: Bruna Oliveira brazilit@edelman.com

Enviando, aguarde

Sua resposta foi enviada com sucesso!

Erro ao enviar resposta, tente novamente

Enviado Por: Edelman    Bloquear Agência/Empresa
Minhas Editorias: Notícias das Cidades Alterar Minhas Editorias

Bloqueio realizado com sucesso.