Pesquisa ServiceNow e ThoughtLab mostra o grau de otimização de processos nas empresas

Data: 10/02/2022 - 18:42  Para: Jornal Dia Dia - Portal de Notícias
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A ServiceNow em conjunto com a ThoughtLab realizou uma pesquisa que trouxe insights interessantes sobre a otimização nas empresas.

Segue o texto com mais informações:

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Pesquisa ServiceNow e ThoughtLab mostra o grau de otimização de processos nas empresas

Estudo aponta que 35% das organizações fizeram avanços significativos para otimizar o gerenciamento de risco e de cibersegurança e avançaram na otimização de estratégias e planejamentos

São Paulo, 10 de fevereiro - A ServiceNow e ThoughtLab divulgaram no mês passado pesquisa para entender como as empresas estão investindo em otimização. No estudo, foi constatado que 35% das organizações fizeram avanços significativos ou muito significativos para otimizar o gerenciamento de risco e de cibersegurança e 35% das avançaram na otimização de estratégias e planejamentos, segundo a sondagem global com 900 líderes empresariais sêniores.  

“A otimização de processos é essencial pois, além de melhorar a velocidade e a agilidade no dia a dia, pode resultar em custos e riscos menores, melhor engajamento de empregados e maior receita”, explica Dave Wright, diretor executivo de inovação da ServiceNow. Outro ponto recorrente nas respostas dos entrevistados foi o uso de serviços em nuvem. Utilizada por 76% dos entrevistados na pesquisa, a nuvem é tida como a maior geradora de otimização. “Isso ocorre dado que, ao oferecer acesso seguro e de qualquer lugar a dados e arquivos, a nuvem ajuda as empresas a ganhar velocidade e agilidade, aumentando assim a eficiência.”, complementa Wright. 

Algumas áreas receberam maior atenção das organizações no quesito de esforços de otimização como em serviços e TI, setor no qual 33% dos entrevistados mencionaram ter realizado investimentos, seguido de em experiência e atendimento ao cliente (30%). Mais da metade (58%) das organizações afirmou ter modernizado suas plataformas e seus sistemas de TI e pouco menos da metade (46%) melhorou a coordenação entre departamentos e cargos.  

Para os próximos dois anos, espera-se que haja um aumento na otimização de processos. Segundo a pesquisa, 54% das organizações planejam otimizar as áreas de gerenciamento de risco, segurança cibernética, experiência de funcionário e fluxos de trabalho, 53% por cento pretendem tomar medidas para melhorar os serviços e o suporte de TI e 50% visam a otimizar a estratégia, o planejamento, a experiência de cliente e o atendimento ao cliente. 

Confira nas tabelas abaixo os resultados do estudo: 

10 principais passos para otimizar processos 

Áreas 

Hoje 

Em 1-2 anos 

Diferença, em p.p. 

Modernizar plataformas e sistemas de TI para otimizar processos 

58% 

59% 

1% 

Melhorar a coordenação entre departamentos e cargos 

46% 

56% 

10% 

Integrar fluxos de trabalho digitalizados à plataforma empresarial 

43% 

50% 

7% 

Digitalizar e automatizar fluxos de trabalho em toda a organização 

41% 

42% 

1% 

Fornecer treinamento e qualificação em otimização 

40% 

45% 

5% 

Dar à equipe as tecnologias, os dados e as ferramentas de que precisa para otimizar 

40% 

35% 

-5% 

Desenvolver funções e responsabilidade para processos gerenciais 

37% 

41% 

4% 

Focar metas para simplificar processos 

37% 

42% 

5% 

Apresentar uma visão e objetivos acerca da otimização 

36% 

38% 

2% 

Fomentar uma cultura de melhoria/otimização de processos 

35% 

36% 

1% 

Figura 1: Dez principais passos para otimizar processos 

 

10 principais tecnologias a impulsionar a otimização 

Tecnologias usadas 

Hoje 

Em 1-2 anos 

Mudança, em p.p. 

Tecnologia/armazenamento de dados na nuvem 

76% 

87% 

11% 

Internet das Coisas (IoT)/vestíveis/sensores 

68% 

67% 

-1% 

Tecnologia/apps móveis 

40% 

44% 

4% 

Automação robótica de processos, aprendizagem de máquina, IA 

40% 

52% 

12% 

Conectividade e captação de dados em tempo real 

37% 

52% 

15% 

Automação de fluxos de trabalho 

34% 

45% 

11% 

Aplicações específicas para o negócio 

31% 

35% 

4% 

Soluções de gerenciamento de dados 

30% 

34% 

4% 

Experiência simplificada de usuário de tecnologia 

22% 

38% 

16% 

Soluções de gerenciamento de risco 

20% 

35% 

15% 

Figura 2: Dez principais tecnologias a impulsionar a otimização 

Para saber mais sobre a pesquisa, leia o blogpost da ServiceNow. 

Responder para: Isadora Vieira brazilit@edelman.com

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