Pesquisa ServiceNow e ThoughtLab mostra o grau de otimização de processos nas empresas
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A ServiceNow em conjunto com a ThoughtLab realizou uma pesquisa que trouxe insights interessantes sobre a otimização nas empresas.
Segue o texto com mais informações:
Obrigada!
Pesquisa ServiceNow e ThoughtLab mostra o grau de otimização de processos nas empresas
Estudo aponta que 35% das organizações fizeram avanços significativos para otimizar o gerenciamento de risco e de cibersegurança e avançaram na otimização de estratégias e planejamentos
São Paulo, 10 de fevereiro - A ServiceNow e ThoughtLab divulgaram no mês passado pesquisa para entender como as empresas estão investindo em otimização. No estudo, foi constatado que 35% das organizações fizeram avanços significativos ou muito significativos para otimizar o gerenciamento de risco e de cibersegurança e 35% das avançaram na otimização de estratégias e planejamentos, segundo a sondagem global com 900 líderes empresariais sêniores.
“A otimização de processos é essencial pois, além de melhorar a velocidade e a agilidade no dia a dia, pode resultar em custos e riscos menores, melhor engajamento de empregados e maior receita”, explica Dave Wright, diretor executivo de inovação da ServiceNow. Outro ponto recorrente nas respostas dos entrevistados foi o uso de serviços em nuvem. Utilizada por 76% dos entrevistados na pesquisa, a nuvem é tida como a maior geradora de otimização. “Isso ocorre dado que, ao oferecer acesso seguro e de qualquer lugar a dados e arquivos, a nuvem ajuda as empresas a ganhar velocidade e agilidade, aumentando assim a eficiência.”, complementa Wright.
Algumas áreas receberam maior atenção das organizações no quesito de esforços de otimização como em serviços e TI, setor no qual 33% dos entrevistados mencionaram ter realizado investimentos, seguido de em experiência e atendimento ao cliente (30%). Mais da metade (58%) das organizações afirmou ter modernizado suas plataformas e seus sistemas de TI e pouco menos da metade (46%) melhorou a coordenação entre departamentos e cargos.
Para os próximos dois anos, espera-se que haja um aumento na otimização de processos. Segundo a pesquisa, 54% das organizações planejam otimizar as áreas de gerenciamento de risco, segurança cibernética, experiência de funcionário e fluxos de trabalho, 53% por cento pretendem tomar medidas para melhorar os serviços e o suporte de TI e 50% visam a otimizar a estratégia, o planejamento, a experiência de cliente e o atendimento ao cliente.
Confira nas tabelas abaixo os resultados do estudo:
10 principais passos para otimizar processos
Áreas |
Hoje |
Em 1-2 anos |
Diferença, em p.p. |
Modernizar plataformas e sistemas de TI para otimizar processos |
58% |
59% |
1% |
Melhorar a coordenação entre departamentos e cargos |
46% |
56% |
10% |
Integrar fluxos de trabalho digitalizados à plataforma empresarial |
43% |
50% |
7% |
Digitalizar e automatizar fluxos de trabalho em toda a organização |
41% |
42% |
1% |
Fornecer treinamento e qualificação em otimização |
40% |
45% |
5% |
Dar à equipe as tecnologias, os dados e as ferramentas de que precisa para otimizar |
40% |
35% |
-5% |
Desenvolver funções e responsabilidade para processos gerenciais |
37% |
41% |
4% |
Focar metas para simplificar processos |
37% |
42% |
5% |
Apresentar uma visão e objetivos acerca da otimização |
36% |
38% |
2% |
Fomentar uma cultura de melhoria/otimização de processos |
35% |
36% |
1% |
Figura 1: Dez principais passos para otimizar processos
10 principais tecnologias a impulsionar a otimização
Tecnologias usadas |
Hoje |
Em 1-2 anos |
Mudança, em p.p. |
Tecnologia/armazenamento de dados na nuvem |
76% |
87% |
11% |
Internet das Coisas (IoT)/vestíveis/sensores |
68% |
67% |
-1% |
Tecnologia/apps móveis |
40% |
44% |
4% |
Automação robótica de processos, aprendizagem de máquina, IA |
40% |
52% |
12% |
Conectividade e captação de dados em tempo real |
37% |
52% |
15% |
Automação de fluxos de trabalho |
34% |
45% |
11% |
Aplicações específicas para o negócio |
31% |
35% |
4% |
Soluções de gerenciamento de dados |
30% |
34% |
4% |
Experiência simplificada de usuário de tecnologia |
22% |
38% |
16% |
Soluções de gerenciamento de risco |
20% |
35% |
15% |
Figura 2: Dez principais tecnologias a impulsionar a otimização
Para saber mais sobre a pesquisa, leia o blogpost da ServiceNow.
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