Projetos socioculturais inspiradores recebem investimento do Fundo Patrimonial Patronos, que apoia a Unicamp

Data: 02/03/2022 - 12:00  Para: Jornal Dia Dia - Portal de Notícias
Por: Key Press Comunicação    Bloquear Agência/Empresa
Remetente: Caroline Fakhouri - Key Press relaciona@keypress.com.br Telefone: (37) 9102-7865
Minhas Editorias: Cidades Alterar Minhas Editorias
Editorias deste Release: Economia, Educação, Cidades, Nacional

A Key Press Comunicação foi notificada que este conteúdo não possui relação com nenhuma das editorias informadas.
Ao denunciar 2 vezes no mês a Key Press Comunicação será bloqueada para você não receber mais conteúdos.

Você fez 2 denúncias neste mês, portanto, a Key Press Comunicação foi bloqueada definitivamente.
Você bloqueou a agência Key Press Comunicação para não receber mais conteúdos. Você bloqueou o cliente Patronos da agência Key Press Comunicação para não receber mais conteúdos.

Projetos socioculturais inspiradores recebem investimento do Fundo Patrimonial Patronos, que apoia a Unicamp

Entre as cinco iniciativas contempladas financeiramente pelo edital Decola Extras do Patronos estão programa de incentivo para meninas seguirem carreira de cientistas, além de fomento a mercado financeiro social, mobilidade sustentável, cursinho popular e, ainda, festival de artes universitário

O Fundo Patrimonial Patronos, que apoia a comunidade da Unicamp, acaba de anunciar os cinco projetos contemplados financeiramente pelo seu edital Decola Extras, destinado a apoiar projetos e oferecer capacitação às organizações extracurriculares e de extensão da Unicamp.

Os cinco projetos que receberão apoio financeiro são: Meninas Super Cientistas (que visa despertar o interesse de alunas do ensino fundamental das redes pública e privada para desenvolverem carreiras científicas); Grupo de Mercado Financeiro Social (com foco de democratizar a educação financeira em escolas públicas); Jupiter Baja (pioneiro no conceito de mobilidade sustentável, com o primeiro carro tipo baja elétrico movido a células de hidrogênio do mundo), Cursinho Popular Zilda Arns (curso preparatório para vestibular gratuito para alunos socialmente vulneráveis) e FEIA- Festival do Instituto de Artes da Unicamp (tradicional evento multicultural).

Além do apoio financeiro, o Decola Extras dará suporte e capacitação para quase 50 organizações inscritas, criadas por alunos da comunidade da Unicamp, impactando cerca de 2 mil pessoas. Os cinco projetos financiados vão receber um total de R$ 25 mil reais para utilizar em seu desenvolvimento, enquanto as demais organizações participarão de oficinas práticas de marketing, finanças, gestão de projetos, seleção de pessoas, entre outras temáticas oferecidas pelo Patronos, com o objetivo de capacitá-las para uma gestão e operação mais profissional, ampliando seu impacto.

O Decola Extras é o primeiro edital financeiro executado por um fundo patrimonial na Unicamp para iniciativas extracurriculares e de extensão. Além do apoio financeiro a ideia é contribuir para profissionalizar a atuação dos projetos, de modo a aumentar seu alcance. “Acreditamos no potencial dessas organizações para gerar grande impacto tanto na Unicamp como na sociedade em geral”, destacou Mathias Strauss, diretor de Editais e Projetos do Fundo Patronos.

Ao apoiar projetos ligados a atividades extracurriculares da Unicamp, o Fundo Patronos quer também empregar, desenvolver e aprimorar as competências alcançadas pelos alunos na universidade, criando conexões, em uma rede de colaboração e impacto, que vai além das fronteiras dos campi e do aprendizado em sala de aula.

Participaram do edital Decola Extras projetos já existentes na universidade, também, novas iniciativas, permitindo que boas ideias saiam do papel para chegar a um próximo patamar de profissionalização e impacto. No processo do Decola Extras, o Patronos recebeu 47 projetos elegíveis, de mais de 21 cursos diferentes. “O programa é um reflexo da enorme diversidade da Unicamp”, acrescenta Mathias.

O critério para seleção e escolha dos cinco finalistas foram interdisciplinaridade, diversidade, impacto e escalabilidade, pilares que fazem parte dos valores do Fundo Patronos. Além do investimento financeiro, os cinco projetos vencedores vão receber durante um ano inteiro oficinas de capacitação que abordam temas como marketing digital, institucionalização de organizações, planejamento financeiro, prospecção de patrocínios e parcerias, além de estruturação de processos seletivos de RH e ferramentas básicas para a gestão de projetos.

“É uma experiência única participar desse edital, não só pelo aporte financeiro, que a maioria dos editais acaba fornecendo, mas o diferencial é justamente é a realização dos workshops e as oficinas de capacitação, ou seja, esse acompanhamento mais de perto com as instituições.”- diz Elmar, representante do Cursinho Zilda Arns.

Saiba mais sobre os projetos finalistas

- Meninas Super Cientistas: idealizado por alunas de Ciência Aplicada e Computacional da Unicamp e voltado a meninas do ensino fundamental II, das redes pública e privada, tem como objetivo de despertar o interesse e incentivar garotas a seguirem carreiras científicas, em áreas como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. “O apoio financeiro do Edital Decola Extras vai garantir que que as atividades em 2022 aconteçam de forma adequada e segura, com a imersão das meninas no ambiente científico e da Unicamp”, explica Ana Augusta Odorissi Xavier, organizadora do SuperCientistas, Doutora em Ciência de Alimentos e profissional de pesquisa na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. “A mentoria do Patronos vai ajudar o projeto Meninas Super Cientistas a crescer como organização, possibilitando que atinja cada vez mais estudantes”, enfatiza. Instagram: @meninassupercientistas

- Grupo de Mercado Financeiro Social: fundado por alunos de Engenharia Mecânica e implementado em diversas escolas públicas da região de Campinas, São Paulo, tem como foco democratizar a educação financeira, proporcionando a oportunidade para jovens e adultos menos favorecidos entrarem em contato com temas relacionados à educação financeira. Instagram: @gmf_unicamp

- Jupiter Baja: formado por alunos da Engenharia Mecânica da Unicamp, que encaram o desafio de projetar um Baja FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle), pioneiro no conceito da mobilidade sustentável. Enquanto o Baja é um veículo projetado para superar quaisquer obstáculos em terrenos acidentados, o FCEV consiste na concepção de um veículo elétrico alimentado pela energia proveniente de células a hidrogênio associada com a capacidade de armazenamento das baterias. O projeto ficou classificado em 1º lugar no Desafio SAE Brasil.

- Cursinho Popular Zilda Arns: curso preparatório pré-vestibular gratuito fundado por alunos de Medicina. Anualmente, são aceitos cerca de 80 alunos por meio de um amplo processo seletivo, baseado em análise socioeconômica, entrevista e prova. Os selecionados têm acesso a aulas, de segunda a sexta, das 18h20 às 23h, além de tutoriais, simulados, mentorias e material didático oferecidos em parceria com o Sistema de Poliedro.

- FEIA: Festival do Instituto de Artes da Unicamp (FEIA) é um evento que oferece uma semana inteira de programações, com a proposta de difundir produções artísticas diversificadas e promover democraticamente ações formativas, como oficinas, shows, exposições e outras atividades. Nos últimos 20 anos, o festival se destacou por acolher as mais diversas formas de expressão artística e independente, e é aberto ao público de Campinas e região.

Mais sobre o Fundo Patrimonial Patronos:  fundado em 2020, por um grupo de alunos e ex-alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Fundo Patronos tem o objetivo de promover iniciativas para contribuir no desenvolvimento da comunidade da universidade. Possui um time de mais de 50 voluntários e apoio de 150 doadores, com arrecadação até o momento do montante de R$ 1,5 milhão. Para saber mais e contribuir acesse: https://www.patronos.org/

Sobre a Unicamp: A Unicamp é a terceira melhor universidade da América Latina, segundo o ranking Times Higher Education (THE) e uma das protagonistas na produção científica nacional. Localizada no Estado de São Paulo, a Unicamp tem três campi — em Campinas, Piracicaba e Limeira — e compreende 24 unidades de ensino e pesquisa. Possui também um vasto complexo de saúde (com duas grandes unidades hospitalares no campus de Campinas), além de 23 núcleos e centros interdisciplinares, dois colégios técnicos e várias unidades de apoio, em um universo onde convivem cerca de 50 mil pessoas, e onde se desenvolvem milhares de projetos de pesquisa.

Informações para a imprensa: Key Press Comunicação

Beatriz Marques Dias - bia@keypress.com.br

Caroline Fakhouri - relaciona@keypress.com.br 

Tels. (11) 99242-4071) / (37) 99102-7865

 

 

Responder para: Caroline Fakhouri - Key Press relaciona@keypress.com.br

Enviando, aguarde

Sua resposta foi enviada com sucesso!

Erro ao enviar resposta, tente novamente

Enviado Por: Key Press Comunicação    Bloquear Agência/Empresa
Minhas Editorias: Cidades Alterar Minhas Editorias
Editorias deste Release: Economia, Educação, Cidades, Nacional

A Key Press Comunicação foi notificada que este conteúdo não possui relação com nenhuma das editorias informadas.
Ao denunciar 2 vezes no mês a Key Press Comunicação será bloqueada para você não receber mais conteúdos.

Você fez 2 denúncias neste mês, portanto, a Key Press Comunicação foi bloqueada definitivamente.
Você bloqueou a agência Key Press Comunicação para não receber mais conteúdos. Você bloqueou o cliente Patronos da agência Key Press Comunicação para não receber mais conteúdos.

Bloqueio realizado com sucesso.