A importância da economia laranja para o mercado criativo

Data: 02/03/2022 - 16:06  Para: Jornal Dia Dia - Portal de Notícias
Por: Sing Comunicação    Bloquear Agência/Empresa
Remetente: Juliana Gomes - Sing Comunicação de Resultados jgomes@singcomunica.com.br Telefone: (11) 5091-7838
Minhas Editorias: Notícias das Cidades Alterar Minhas Editorias
Editorias deste Release: Economia

A Sing Comunicação foi notificada que este conteúdo não possui relação com nenhuma das editorias informadas.
Ao denunciar 2 vezes no mês a Sing Comunicação será bloqueada para você não receber mais conteúdos.

Você fez 2 denúncias neste mês, portanto, a Sing Comunicação foi bloqueada definitivamente.
Você bloqueou a agência Sing Comunicação para não receber mais conteúdos. Você bloqueou o cliente Wacom da agência Sing Comunicação para não receber mais conteúdos.

A importância da economia laranja para o mercado criativo

por Thiago Tieri*

Você já ouviu falar na economia laranja? A cor e o nome representam a criatividade, habilidade, cultura e inovação. O termo surgiu quando o autor especializado nesta economia, John Howkins, publicou o livro The Creative Economy: How People Make Money from Ideas, em 2001 - a primeira vez que o conceito foi mencionado em um livro.

Segundo Howkins, a economia laranja ou a economia criativa, pode ser definida em segmentos de bens e serviços, sendo eles: design; artes visuais e cênicas; artesanato; audiovisual; arquitetura; cultura e lazer; pesquisa e desenvolvimento; publicidade e propaganda, tecnologia da informação e comunicação.

No Brasil, a Secretaria de Economia Criativa existe desde 2012, sendo responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) atualmente. Segundo o levantamento do Observatório Itaú Cultural (que aborda desde o terceiro trimestre de 2020 até o terceiro trimestre de 2021), foram criados cerca de 868,3 mil empregos no país. A pesquisa ainda conta com outros dados importantes - onde 63% dos trabalhadores da economia criativa têm trabalhos formais e 37% deles são trabalhadores informais. Os setores que mais cresceram foram de tecnologia da informação e o segmento editorial e o que menos cresceram foram de museu e patrimônios.

Penso que esta economia ao mesmo tempo que traz a possibilidade de novas culturas e diversidade por atender muitos segmentos, também passa por diversos desafios por conta da falta de investimentos por parte de empresas e governo, além das crises econômicas no país que consequentemente afetam o setor sociocultural. Vale lembrar que no momento atual estamos em meio à pandemia da Covid-19.

Por conta disso, vejo que a economia laranja tem se tornado mais digital, principalmente quando pensamos em como o mercado audiovisual e o setor de games estão sendo o grande destaque por meio das plataformas de streamings, sendo algo positivo para a indústria de entretenimento.

Assim, profissionais que atuam em áreas como arquitetura e urbanismo, artesanato, comunicação ou artistas que trabalham com design, ilustração, desenhos 3D, desenvolvimento de games, animação, quadrinhos, fotografia, entre outros, precisam de tecnologias que os auxiliam durante o momento de trabalho. No entanto, já existem inovações tecnológicas disponíveis como: mesas digitalizadoras, monitores interativos, notebooks, tablets, câmeras fotográficas, além de programas e softwares que facilitam o trabalho e dão suporte a esses equipamentos.

Vou além ainda: outra inovação que vai impulsionar o mercado são as NFTs (“Token não fungível” ou um tipo diferente de token criptográfico), pois terão um grande impacto nos setores da economia criativa. Em resumo, com a NFT vamos trabalhar com a representação digital de um ativo – como uma obra de arte, por exemplo – registrada em uma blockchain, que permitirá que uma (ou mais pessoas) tenham direito sobre aquela obra (ou um pedaço da obra). Podemos estender isso para além das obras de arte, envolvendo games, áudio e vídeo, foto, entre outros.

Apenas em 2021, cerca de US$ 23 bilhões foram movimentados com NFT, provando que já estão revolucionando a economia criativa e trazendo uma nova forma de monetizar os trabalhos de artistas digitais.  

Trabalhar diretamente todos os dias com o público relacionado a economia laranja traz um novo aprendizado a cada dia. Poder incentivar o mercado criativo, através de campanhas, parcerias e investimento, mostra a importância do setor para as pessoas a sua volta.

*Thiago Tieri é Gerente de Marketing da Wacom no Brasil. 

Sobre a Wacom

Fundada em 1983, a Wacom é uma empresa global com sede no Japão (Bolsa de Valores de Tóquio: 6727) com subsidiárias e escritórios afiliados em todo o mundo para apoiar comercialização e distribuição em mais de 150 países. A visão da Wacom de aproximar pessoas e tecnologia por meio de tecnologias naturais de interface tornou-a a fabricante líder mundial de tablets e displays interativos para canetas, além de stylus digitais e soluções para salvar e processar assinaturas digitais. A tecnologia avançada dos produtos da Wacom é usada para a criação de artes, filmes, efeitos especiais, animação, moda, na educação e design e fornece aos usuários corporativos e domésticos sua tecnologia de interface líder para expressar ideias e criações. Para mais informações: www.wacom.com.

Instagram: @wacom_brasil

Twitter: @WacomBrasil

Facebook: @WacomBrasil

YouTube: @WacomBrasil

TikTok: @wacombrasil

Informações para a Imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

Juliana Gomes, Carolina Garcia, Janaína Leme e Vânia Gracio

wacom@singcomunica.com.br 

(11) 5091-7838

Responder para: Juliana Gomes - Sing Comunicação de Resultados jgomes@singcomunica.com.br

Enviando, aguarde

Sua resposta foi enviada com sucesso!

Erro ao enviar resposta, tente novamente

Enviado Por: Sing Comunicação    Bloquear Agência/Empresa
Minhas Editorias: Notícias das Cidades Alterar Minhas Editorias

A Sing Comunicação foi notificada que este conteúdo não possui relação com nenhuma das editorias informadas.
Ao denunciar 2 vezes no mês a Sing Comunicação será bloqueada para você não receber mais conteúdos.

Você fez 2 denúncias neste mês, portanto, a Sing Comunicação foi bloqueada definitivamente.
Você bloqueou a agência Sing Comunicação para não receber mais conteúdos. Você bloqueou o cliente Wacom da agência Sing Comunicação para não receber mais conteúdos.

Bloqueio realizado com sucesso.