Líderes são pessoas…e colaboradores também!

Data: 04/03/2022 - 10:00  Para: Jornal Dia Dia - Portal de Notícias
Por: SmartCom    Bloquear Agência/Empresa
Remetente: Felipe Ruffino felipe.ruffino@smartcom.net.br Telefone: (41) 3039-3934
Minhas Editorias: Cidades Alterar Minhas Editorias
Editorias deste Release: Nacional

A SmartCom foi notificada que este conteúdo não possui relação com nenhuma das editorias informadas.
Ao denunciar 2 vezes no mês a SmartCom será bloqueada para você não receber mais conteúdos.

Você fez 2 denúncias neste mês, portanto, a SmartCom foi bloqueada definitivamente.
Você bloqueou a agência SmartCom para não receber mais conteúdos. Você bloqueou o cliente NTT DATA da agência SmartCom para não receber mais conteúdos.

Líderes são pessoas…e colaboradores também!

A relação humanizada entre níveis aumenta o comprometimento, a produtividade e rentabilidade, além de permitir a autonomia

A aceitação do trabalho remoto como forma permanente de atuação profissional, é bem-vista por colaboradores, mas exige uma adaptação criteriosa dos líderes à nova realidade do gerenciamento de pessoas. Durante a pandemia, 46% das empresas adotaram o modelo de trabalho a distância, segundo pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA). O novo cenário exige o fomento de um ambiente mais humanizado com o entendimento da rotina e maturidade de cada profissional.

A diretora de RH da NTT DATA Business Solutions, Rosely Maximiano, afirma a importância de ter uma atenção maior na adoção desse modelo. “Uma liderança humanizada é empática e se coloca no lugar do outro. O líder precisa olhar e tratar as situações de forma aberta, sem preconceitos ou pré-julgamentos. O foco aqui é atuar com o senso de equipe”, explica.

Antigamente, os chamados ‘chefes’ acreditavam que era impossível separar a vida profissional do pessoal e tratavam seus subordinados como máquinas que deviriam entregar produtividade custe o que custar. Com a evolução do mercado corporativo, passou-se a se levar em conta as particularidades, atitudes, valores e, também, os sentimentos do profissional. “O gestor que entende isso gera engajamento, foco nos objetivos organizacionais e uma dedicação acima da média. Todos buscam e precisam de um ambiente favorável ao desenvolvimento pessoal e profissional, pessoas que encontram estes fatores em uma empresa dificilmente a deixarão”, completa Rosely. Desta forma, a equipe se compromete com a produtividade e resultados da companhia e fica mais fácil estabelecer um comportamento de segurança e bem-estar.

A diretora da NTT DATA conta que, para proporcionar um ambiente agradável na empresa, seus líderes adotaram a gestão portas abertas. “Essa é a nossa maior fortaleza. Aqui não há limites hierárquicos, o que elimina qualquer barreira de comunicação entre os diferentes níveis. Qualquer profissional tem acesso direto ao C-Level. Essa cultura migrou da antiga FH, onde os diretores e fundadores sempre foram abertos. Nossos crachás, por exemplo, não trazem o cargo, mas sim o nome e a marca com a qual o profissional trabalha”, conta a diretora de RH. Além dessas iniciativas, a companhia aplica o conceito de desenvolvimento constante (menos discurso e mais exemplos de sucesso), aplica avaliações de desempenho que consideram as competências e comportamentos dos líderes, além de os colaboradores contarem com um canal de ouvidoria.

Entre outros fatores, o rápido alinhamento no gerenciamento de pessoas permitiu que a subsidiária brasileira passasse a ser a mais rentável do grupo global. “Os nossos profissionais sabem que aquilo que foi acordado no momento da contratação será cumprido e que o nosso processo é transparente e respeita as expectativas do contratado”, complementa. Outra estratégia adotada pela NTT DATA é a atração de profissionais completos, com maior amplitude de competências e conhecimentos que possam ser aplicados em diferentes frentes de trabalho. “Este movimento gera desenvolvimento on the job e cria possibilidades reais de evolução de carreira. Profissionais multifuncionais impactam diretamente nos KPIs de rentabilidade”, completa.

O resultado é o fortalecimento da empresa como marca empregadora, atração de talentos inovadores e crescimento em rentabilidade. A gestão moderna e humanizada exige comprometimento, participação e responsabilidade de toda a cadeia, isso possibilita a autonomia e a evolução, tanto dos negócios quanto da carreira.

 

Sobre a NTT DATA: A transformação digital ajuda as empresas a atingirem seu potencial máximo - se as tecnologias funcionarem para as pessoas que as utilizam! Na NTT DATA Business Solutions, projetamos, implementamos, gerenciamos e aprimoramos continuamente as soluções SAP para que funcionem para as empresas - e para as pessoas.

Com o objetivo de ajudar as empresas a se transformar, crescer e tornarem-se mais bem sucedidas, a NTT DATA Business Solutions conecta seu profundo conhecimento das soluções SAP as oportunidades de negócios de seus clientes com as mais recentes tecnologias – individualmente e em todas as áreas de negócios. Como parte do grupo NTT DATA e com laços estreitos com a SAP e outros parceiros, a NTT DATA Business Solutions oferece aos clientes perspectivas de acesso a soluções e desenvolvimentos inovadores, contribuindo para a transformação e o sucesso dos negócios a longo prazo.

A NTT DATA Business Solutions emprega cerca de 11.000 pessoas em 30 países. Em 2020, a empresa alcançou um faturamento total de 1,072 bilhão de euros. Mais informações em: www.nttdata-solutions.com.br

Fotos

Responder para: Felipe Ruffino felipe.ruffino@smartcom.net.br

Enviando, aguarde

Sua resposta foi enviada com sucesso!

Erro ao enviar resposta, tente novamente

Enviado Por: SmartCom    Bloquear Agência/Empresa
Minhas Editorias: Cidades Alterar Minhas Editorias

A SmartCom foi notificada que este conteúdo não possui relação com nenhuma das editorias informadas.
Ao denunciar 2 vezes no mês a SmartCom será bloqueada para você não receber mais conteúdos.

Você fez 2 denúncias neste mês, portanto, a SmartCom foi bloqueada definitivamente.
Você bloqueou a agência SmartCom para não receber mais conteúdos. Você bloqueou o cliente NTT DATA da agência SmartCom para não receber mais conteúdos.

Bloqueio realizado com sucesso.